fbpx
Início Matérias Um grande passo estagnado: a declaração universal dos direitos humanos

Um grande passo estagnado: a declaração universal dos direitos humanos

Em 10 de dezembro de 1948 foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em conjunto com os países-membros, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

A declaração é um documento composto por trinta artigos que traçam os direitos básicos da humanidade. Foi preciso criar a declaração, pois no passado o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos colocaram em pauta a consciência de humanidade. 

A escravidão, que durou séculos, as guerras mundiais, a tortura, a crueldade de uns para com outros, assim como diversos outros atos que ferem a dignidade humana, ainda mancham o papel que conta a história da humanidade.

Apesar de completar neste ano 72 anos de existência, a Declaração Universal dos Direitos Humanos ainda é falha na prática. Para que seus artigos funcionem é necessário um esforço individual e coletivo, na promoção do respeito e da educação a esses direitos. 

Tudo o que a declaração pauta é negado às minorias. O básico do básico, que consta no artigo 3 (“todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”) é retirado todo dia de alguém, adulto ou criança que mora em uma favela, por uma bala perdida. 

Hoje é dia 10 de dezembro, data importante para comemorar a assinatura e existência desse documento. O que a gente espera é o dia em que poderemos comemorar não só o fato das nações terem se unido para um comum acordo, mas a plena prática do que ele se propõe. 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos está disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos

Lucyanna Melo
Curiosa, faladeira, boa ouvinte e estudante de jornalismo. com bastante caraminholas na cabeça que acabam virando texto ou foto. as vezes eu leio uns livros também, porque o mundo real é meio chato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.