fbpx
Início Matérias TOP 5: Saúde Mental da Pessoa Negra

TOP 5: Saúde Mental da Pessoa Negra

Alô, minha galera!! Espero que todos estejam bem. Mas se vocês não estiverem tão bem assim, CHEGA MAIS que a gente preparou uma lista sobre a saúde mental de pessoas negras. Neste TOP 5 separamos hábitos que você pode incluir na sua rotina para ficar de boa com tua mente e o teu corpo! Confere aqui: 

1 – Aquilombar-se: fortalecer a sua rede de amigos

Aquilombar-se é construir, com nossos semelhantes, espaços de afeto, acolhimento, escuta, sociabilidade e fortalecimento. A nossa tendência, diante de problemas, é nos fecharmos para àqueles que estão mais próximos de nós: um mecanismo para fazer com que as nossas angústias não atinjam os outros. Mas olha, será que aquele amigo já não passou pelo mesmo que você e pode te ajudar com isso? Ou ainda, em uma conversa, vocês possam chegar a uma solução juntos. Fique perto dos seus, fortaleça sua rede e sempre peça ajuda quando sentir necessidade.

via GIPHY

2 – Cuidar do seu Corpo: seu físico reflete na sua mente

Um simples alongamento de cinco minutos pela manhã, sendo banhado pelo sol. Ou à noite, antes de dormir. Esse movimento vai relaxar o seu corpo e a sua mente, e te preparar para o dia (ou para aquela boa noite de sono!). E se você tiver oportunidade, por que não iniciar naquela atividade física que você queria? algum esporte, correr na rua, dançar, caminhar… tudo é válido, o importante mesmo é mexer o corpo!

via GIPHY

3 – Faça mais vezes o que você AMA!

Pode parecer meio óbvio, né? Mas o tempo tá passando tão rápido que estamos no automático e deixando de fazer aquilo que REALMENTE nos dá prazer e traz felicidade. Se você curte cozinhar tire, verdadeiramente, um tempo diário para isso! Dançar? Aproveite qualquer tempinho para balançar o corpo! Fazer coisinhas manuais, bem “Faça Você Mesmo”? Se joga na criatividade e separa uns finais de semana ou umas horinhas da tua rotina para colocar a mão na massa! Criar essa conexão com o que você gosta de fazer, vai te fazer se sentir melhor.

via GIPHY

4 – Procure Ajuda Profissional: FAÇA terapia!

Precisamos excluir da nossa vida a ideia de que terapia é coisa de gente “louca”; até porque até esse conceito é preconceituoso e batidíssimo, né? ATUALIZA! Procurar ajuda psicológica só mostra o quão consciente você está sobre você mesmo: é ver e sentir que você precisa de ajuda, não importa o “para que”. Tá precisando? Aqui vai duas dicas valiosas: existe um grupo público no Facebook chamado “Afroterapeutas”, que reúne pessoas negras em busca de psicólogos negros. Há também o Instituto Amma – Psique e Negritude que reúne e forma psicólogos negros e encaminha quem tem interesse de se consultar com esses profissionais. 

5 – Respeite seus sentimentos!

Ei, somos seres humanos e não pedras! Estamos vivendo num mundo louco, e nós, enquanto pretos, somos consumidos diariamente pelas violências que vivemos e assistimos os nossos sofrerem. É normal sentir medo, tristeza, raiva, ódio e ansiedade: tudo isso são experiências, momentos. E eles vão passar. Permita-se sentir e vivenciar esses sentimentos, mas tenha consciência de que eles são passageiros: não se alimente deles! 

via GIPHY

Fontes:
http://www.ammapsique.org.br/atendimento.html
https://almapreta.com/editorias/o-quilombo/e-tempo-de-se-aquilombar

Lucyanna Melo
Curiosa, faladeira, boa ouvinte e estudante de jornalismo. com bastante caraminholas na cabeça que acabam virando texto ou foto. as vezes eu leio uns livros também, porque o mundo real é meio chato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.